Prefeitura divulga balanço do Folia BP 2026 com grande de público, ações de saúde, segurança e fiscalização
Segundo a organização, a estimativa de público foi de mais de 60 mil pessoas ao longo dos 5 diasPor ASCOM PBP -Lyandra Machado
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 10:17
Foram cinco dias de muita diversão no Carnaval Folia BP 2026, marcado por shows nacionais, regionais e locais, escola de samba, concurso de blocos, carnaval infantil e para melhor idade nos palcos Central e Itacolomi. Segundo a organização, a estimativa de público foi de mais de 60 mil pessoas, sendo o destaque no sábado (14/02) e segunda-feira (16/02), com 10 e 30 mil pessoas respectivamente.
Além de todas as atrações, o evento foi um sucesso de segurança, acessibilidade e inclusão com a área PCD, organização, limpeza, fiscalização e atendimentos na saúde.
“Contamos com o apoio da Polícia Militar, e empresa Minister oferecendo o serviço de seguranças, brigadistas e limpeza, juntamente com a equipe de Segurança Pública através da organização do trânsito e equipe do Obras na limpeza todos os dias. As equipes da saúde também não mediram esforços para atender da melhor forma a nossa população, assim como a fiscalização”, pontua o Prefeito Tiago Baltt.
“Contamos com uma super estrutura completa de palco, som, camarim para os artistas, área PCD, ambulância, banheiros contêiner e químicos. Agradeço a presença de todos na realização do evento, de todos os servidores e público presente”, ressalta a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Piçarras, Flavia Coradini.
“Conseguimos atingir um público maravilhoso, contemplar o bairro Itacolomi que sempre foi um pedido da comunidade, nossos artesãos na Feira e os foliões no Concurso de Blocos. Foi com certeza um carnaval memorável e histórico”, finaliza a Presidente da Fundação Cultural, Iria Quintino.
SEGURANÇA PÚBLICA E FISCALIZAÇÃO
As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública durante a Operação Carnaval 2026, teve a atuação integrada dos setores de Fiscalização de Posturas, Guarda Patrimonial Pública e Setor de Trânsito, com atividades estratégicas para garantia da ordem pública, segurança dos munícipes e organização dos eventos realizados na orla do município.
A equipe de Fiscalização de Posturas realizou, em média, 4 a 5 abordagens por noite, considerando a movimentação decorrente dos eventos carnavalescos na orla marítima, além de fiscalização dos comércios e ambulantes, verificação documental de licenças e alvarás e ações educativas voltadas à regularização das atividades comerciais. A equipe também atuou na distribuição de Pulseiras de Identificação, destinadas a crianças e idosos, medida preventiva voltada à segurança e localização rápida em caso de desencontro familiar.
A Guarda Patrimonial Pública teve papel fundamental durante toda a operação, atuando de forma ostensiva e preventiva, além de prestar apoio às demais equipes. Entre as ações registradas estão o atendimento a ocorrências ao longo do evento; apoio aos seguranças da empresa Minister em caso de agressão contra mulher; acompanhamento da Vigilância Sanitária, no dia 16/02, em ação que resultou na apreensão de bebidas alcoólicas comercializadas irregularmente na orla; e, no dia 17/02, atendimento de invasão domiciliar na Rua 4950, com abordagem do suspeito e encaminhamento à Polícia Militar para os procedimentos cabíveis.
Por fim, o Setor de Trânsito atuou diariamente durante toda a operação, executando medidas essenciais para a mobilidade urbana e segurança viária, dentre elas: fechamento programado de vias próximas aos eventos; redirecionamento do fluxo de veículos; organização do tráfego em áreas de grande concentração de pessoas; apoio operacional aos setores de Fiscalização de Posturas e Guarda Patrimonial Pública sempre que solicitado.