Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026   •   Vini Jr marca golaço e denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões   •   Carnaval em SC: CBMSC registra saldo positivo nas praias e atuação intensa em feriado violento nas rodovias federais   •   Prefeitura de Penha abre 80 vagas para Curso de Culinária Profissionalizante   •   Saneamento Básico volta ao centro do debate em nova reunião com o Ministério Público

Balneário Piçarras: um dos destinos mais promissores do litoral catarinense


Localizado no litoral norte de Santa Catarina, Balneário Piçarras destaca-se como um dos principais destinos turísticos da região. Além de ser um dos mais belos cartões-postais do estado, conta com localização privilegiada, estando a poucos quilômetros do Aeroporto Internacional de Navegantes, do parque temático Beto Carrero World e da capital Florianópolis.

Por Fábio Santhiago
Sexta-feira, 06 de junho de 2025 13:03


Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no FacebookCompartilhar no X/TwitterCompartilhar no LinkedInCompartilhar no PinterestCompartilhar no TelegramCompartilhar no Reddit



Balneário Piçarras

Emancipado politicamente do município de Penha, Balneário Piçarras foi fundado em 14 de dezembro de 1963. O nome "Piçarras" tem origem no “piçarro”, sedimento argiloso abundante no solo do município. Historicamente, os primeiros habitantes foram os índios Carijós (por volta de 1750), mas a presença de sambaquis — sítios arqueológicos compostos por conchas e ossos, que podiam atingir até 40 metros de altura — revela que povos do sambaqui, ou sambaquianos, habitaram todo o litoral norte entre 2 a 4 mil anos antes dos Carijós.

Na região onde foram encontrados esses vestígios, localiza-se hoje o Museu Oceanográfico, o maior da América Latina. Após os Carijós, chegaram os portugueses, que passaram a habitar a região. Durante um longo período da história, a principal vocação do município foi a pesca. Balneário Piçarras também funcionou como porto para embarcações de comerciantes que transitavam pela região, principalmente devido à exploração da pesca da baleia na cidade vizinha, Armação do Itapocorói, a partir de 1777.

Com o declínio gradual da atividade baleeira, os panoramas econômicos começaram a mudar, acompanhados da emancipação de municípios vizinhos. Já no início da década de 1980, o município ganhou o apelido de "Namoradinha do Atlântico", dando início ao desenvolvimento de sua maior vocação: o turismo. Nas décadas seguintes, Balneário Piçarras passou a receber um número crescente de visitantes, atraídos inicialmente pelo turismo de sol e praia durante a alta temporada.

Completando, em 2025, 62 anos de emancipação, o município se destaca no cenário regional como um dos principais destinos turísticos do litoral norte, apresentando constante desenvolvimento em infraestrutura, equipamentos turísticos, espaços de lazer e fortalecimento cultural.

Por meio da profissionalização do setor e da implementação de projetos turísticos, os impactos da sazonalidade têm diminuído progressivamente, graças à oferta de eventos com diversas motivações — como esporte, lazer, cultura, compras e ecoturismo. Além disso, os impactos negativos da atividade turística vêm sendo minimizados por meio de um planejamento baseado na sustentabilidade, considerando que o principal atrativo do município é justamente um recurso natural.

Fábio Santhiago é Bacharel em Turismo e Lazer pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau-SC


© Copyright 2025 Sistema Catarinorte de Comunicação